top of page

Como saber se vou receber a restituição do IR no segundo lote?


A Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O pagamento deste lote cai na conta informada pelo contribuinte em 30 de junho (próxima sexta-feira) e o valor a ser pago iguala o recorde do primeiro lote pago em maio, R$ 7,5 bilhões. Como saber se vou receber a restituição no segundo lote? Para saber se vai receber no segundo lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clicar em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha. Quem recebe a restituição do IR no 2º lote? Vão receber neste lote 5.138.476 milhões de contribuintes. Os contribuintes com prioridade legal seguem recebendo a restituição antes dos demais. São eles: contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Neste turma entram também os que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e que pediram a restituição via PIX.

  • 130.088 contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;

  • 978.397 pessoas com mais 60 anos;

  • 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave

  • 468.889 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério

  • 3.490.513 de contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.

O primeiro lote foi pago em 31 de maio. Na ocasião, a Receita desembolsou o valor recorde de restituição em um só lote de R$ 7,5 bilhões a 4,1 milhões de pessoas. Confira o calendário de restituição do IR de 2023

  • 1º lote da restituição - pago em 31 de maio

  • 2º lote de restituição - consulta em 23 de junho e pagamento dia 30

  • 3º lote de restituição - 31 de julho

  • 4º lote de restituição - 31 de agosto

  • 5º lote de restituição - 29 de setembro


Comentários


bottom of page