A partir desta quarta-feira (24), os contribuintes já podem consultar o quarto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Já o pagamento dos valores acontecerá no dia 31 de agosto.
Já foram pagos três lotes de restituição, somando R$ 18,9 bilhões contemplando 12,9 milhões de contribuintes. De acordo com a Receita Federal, a ordem dos pagamentos é estabelecida pela data de transmissão da declaração, entretanto há prioridades definidas em lei (idosos, contribuintes com doença grave ou deficiência física ou mental e professores).
Cursos OnLine com Certificado válido em todo o Brasil e sem mensalidades.
Como consultar a restituição?
A liberação das consultas aos lotes, normalmente, acontece uma semana antes dos depósitos. Dessa forma, para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deverá realizar os seguintes passos:
Acessar o site da Receita Federal;
Clicar em “Meu Imposto de Renda”; e
Clicar em “Consultar a Restituição”.
Ademais, é possível também realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS).
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022
Este ano os contribuintes poderão receber a restituição via Pix. Contudo, o crédito nesta categoria será efetuado apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração. Não foram admitidos chave aleatória, e-mail ou telefone.
O cronograma de restituição acontece conforme calendário abaixo:
1º lote – 31 de maio;
2º lote – 30 de junho;
3º lote – 29 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 30 de setembro.
Não pagamento
Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, a quantia ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, para reagendar o crédito dos valores basta acessar o portal BB ou entrar em contato com a central de relacionamento do banco pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
Comments