As micro e pequenas empresas de todo o país têm até esta quarta-feira (31) para optar pelo Simples Nacional, o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições. Para participar é necessário que o empreendimento esteja regular com as obrigações previstas em lei, como estar em dia com pagamentos do programa e ter cumpridas as normas trabalhistas e previdenciárias.
Atenção: Cadastre-se e receba gratuitamente nosso informativo www.escoladocontador.com.br
Segundo a Receita Federal, até quarta-feira (24), dos 739.679 processos de opção iniciados, foram atendidos 258.620. Os outros 481.059 permaneciam pendentes por apresentarem irregularidades com a União, estados, Distrito Federal ou município.
A orientação nesses casos é que o contribuinte se informe pelo próprio sistema, no Portal do Simples Nacional, por meio da opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. Nela é possível acessar o Relatório de Pendências, que reúne as observações e instruções para resolver as irregularidades e ingressar no programa.
O prazo regulamentar vale para empresas que já estão em atividade e, após a confirmação da opção pelo Simples Nacional, tem efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2024. Para novas empresas, é possível aderir ao Simples Nacional em até 30 dias após a inscrição municipal ou estadual, com limite máximo de 60 dias de abertura do CNPJ, data considerada para efeito retroativo.
MEI
Além de optar pelo Simples Nacional, os Microempreendedores Individuais (MEI) que queiram aderir ao regime também precisam solicitar enquadramento no sistema de recolhimento em valores fixos mensais, o Simei. O prazo limite é igual ao de adesão ao programa e também é necessário estar em dia com as obrigações legais.
Regime especial
Para optar pelo Simples Nacional é necessário que a micro ou pequena empresa fature o limite de R$ 4,8 milhões, ao ano. Para o MEI o limite anual de faturamento é de R$ 81 mil.
A opção pelo regime especial permite ao contribuinte recolher em uma mesma guia, por meio de alíquota única, tributos federais junto com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido por estados e Distrito Federal, e o Imposto Sobre Serviços (ISS), recolhido pelo município.
EBC
Leia tambem:
Considerada uma forma de proteção a todos os profissionais atuantes na Contabilidade, a declaração é obrigatória
Passo a passo: recupere seu registro MEI
Estados aprovaram o aumento do imposto sobre mercadorias e serviços como um reflexo da reforma tributária
Entenda as regras e procedimentos para declarar e pagar o IR como profissional autônomo
O Imposto de Renda Retido na Fonte era de 35% sobre rendimentos remetidos a cotistas estrangeiros de FIP
Notícias regionais:
MATO GROSSO DO SUL
RIO DE JANEIRO
PARANÁ
MATO GROSSO
- Cerca de 48 mil pequenos negócios foram criados em MT e maioria é de microempreendedores individuais
- Sinop: inflação volta a subir impulsionada por gastos na alimentação, residência e despesas pessoais
SANTA CATARINA
RIO GRANDE DO SUL
ESPÍRITO SANTO
ACRE
SERGIPE
SÃO PAULO
- Moradores de Itupeva podem renegociar dívidas com a Prefeitura até fevereiro: descontos chegam a 90%
CEARÁ
MINAS GERAIS
ALAGOAS
RIO GRANDE DO NORTE
Comentarios